Um retrato que represente sua personalidade vai aumentar sua credibilidade.
Nunca se deu tanta importância a imagem como os tempos de hoje, onde absolutamente tudo é imagem!
Um bom retrato corporativo é fundamental, que apesar do nome "careta", representa você em uma corporação, porque atualmente todos nós desempenhamos um papel em corporação mesmo que autônomos, visto que estamos em uma grande rede conectada ininterruptamente ao mundo, e que vem com o metaverso só acentuar esse panorama.
Ao desempenhar qualquer função, estamos sempre conectados a essa rede, e o que pode te representar melhor do que uma boa foto sua? E como será essa boa foto?
Vamos as dicas:
Primeiro se pergunte qual a sua marca pessoal, o seu branding pessoal? Ahhhh mas o que é um branding pessoal Rachel? É "simplesmente" a marca que desempenhamos com esforço consciente e intencional para influenciarmos a percepção pública de alguém. Com isso você se posiciona como uma autoridade em seu setor, eleva a credibilidade, se diferencia da concorrência, e avança no seu seguimento de atuação aumentando o círculo de influência, tendo um impacto maior sobre as pessoas! UAU, mas nossa imagem pode exercer tanto poder? Pois é, pode!
Parece dificil acreditar, mas o mais importante é termos em mente que somos seres únicos, e que viemos ao mundo para desempenhar nosso melhor, e isso se torna realidade em nossas vidas quando nos orgulhamos do que somos e representamos. É aí que essa imagem surge e não queremos vender outra imagem a que não seja a nossa mesma.
Partindo dessa idéia, o que precisamos estar cientes quando contratamos um fotógrafo para nos retratar? Lembrando que retrato é a imagem de uma pessoa representada em uma pintura, fotografia, etc....
Eu indico que você observe o portfólio do fotógrafo e cheque se condiz com o que vc deseja pra você!
Luz, composição, enquadramento, fundos da fotografia que são utilizados. Repare se os retratos que ele apresenta tem a ver com o que você quer transmitir de si mesmo.
Eu que fotografo a anos e venho retratando diversos mundos e personalidades, como empresários, medicos, advogados, artistas, coachs, empreendedores em inúmeras áreas de atuação, sempre pergunto a pessoa qual local pretende fotografar, se é mais interessante fotografarmos em estúdio, no local de trabalho ou em ares externos. Decidindo isso partimos para a produção, roupas que vai usar nas fotos. As roupas que te representam são as que você costuma usar diariamente para trabalhar e se sentir a vontade é sempre a melhor opção.
Indico também fazermos duas opções na sessão fotográfica, uma produção mais casual e outra mais "arrumadinha". Assim você terá opções para variar nas mídias que por vezes "pedem" imagens diferentes por conversar com públicos diferentes, como linkedin, facebook, intagram, whatsapp, cada uma no seu lugar de influencia; e ainda assim você estará unificando seu branding, com uma mesma linguagem, mesmo que com fotos diferentes, visto que as imagens estão partindo de uma mesma sessão fotográfica.
Outro lugar de atenção são nos acessórios, tente não usar coisas que chamem mais atenção que você, exceto se isso fizer parte da sua personalidade.
E por fim, sinta-se a vontade, o máximo possível na sua sessão e com seu fotógrafo, diga a ele quais posturas te representa mais ou menos quando ele te dirigir, porém deixe que o fotógrafo trabalhe em paz dentro do que ele pode observer de você, por que é ele quem vai estar em frente as câmeras e que no qual também deve se sentir livre em sua criatividade para extrair seu melhor.
Espero que essas dicas possam ajudar a esclarecer e te convencer que um bom retrato é um ótimo investimento para seus negócios.
Abraços!
Rachel
Veja mais retratos fotografados por mim aqui: https://www.rachelguedes.com.br/portfolio/retratos-corporativos