desenhando com a luz
A fotografia me fascina desde os tempos de infância, onde fui influênciada pelo meu pai e tive minhas primeiras experiências com uma câmera fotográfica nas mãos.
Me formei em artes plásticas na FAAP / SP em 1993, e lá estava ela de novo. Na faculdade após captar momentos de vida, tínhamos que revelar nossos próprios filmes e cumprir a difícil tarefa de carregá-los no carretel. Acontecia a magia e o prazer ao mergulhar o papel fotográfico nas químicas onde a imagem milagrosamente surgia.
A surpresa me agrada e a fotografia me proporciona muitas surpresas.
Após me formar estudei fotografia em Boston, MA / USA. Ao voltar para o Brasil com pouco dinheiro e uma inseparável câmera, comecei a trabalhar na área editorial tendo minhas fotos publicadas em mídias importantes do país.
Na década seguinte, empresariei belos estúdios fotográficos, gerando inúmeros empregos e fotografando centenas de famílias para o Projeto Família, projeto criado por mim.
O que faz meu coração bater mais forte é sentir que fotografar é uma ferramenta impactante para fazer o bem, e que posso influenciar as pessoas com o meu trabalho revelando a elas o que realmente acredito.
Posso ser livre para permear por muitos assuntos e mundos.
Fotografar é congelar uma fração do tempo da vida, um instante onde após um segundo o passado já ficou para trás, mas ali o presente se faz presente.
Desenhar com a luz é uma força poderosa, e por escolha e paixão sigo acreditando que, ao ver a luz no outro, eu venha reconhecer a minha própria alma.
Rachel Guedes
“Fotografar é colocar na mesma linha: a cabeça, os olhos e o coração”
Henri Cartier-Bresson